criando uma mente sã.

Através dos tempos se têm contado os dias. baseado no movimento da Terra em torno do sol, criamos o conceito de ano e pensamos nisto como um novo começo. sempre. o novo começo. aquele que teve a idéia de fragmentar o tempo foi genial, bombou a esperança e trouxe o milagre da renovação e agora tudo começa outra vez, com outro número, outras vontades. já dizia Carlos Drummond..

Para entender seguramente as motivações e alvos para 2013, o ano da vez, podemos passar mais tempo sincero com nossos sentimentos e é aí onde entra a auto-observação. de tempos em tempos é bom reexaminar nossas crenças  e opiniões. o balanço. se auto-observar é uma parte essencial de permanecer são.

Uma boa ferramenta é manter um diário. com honestidade e simplicidade – ele é só pra você. persevere nesta idéia e não reduza o ritmo entusiástico inicial. pode anotar simples lembranças aleatórias, o que se pensa na momento, idéias malucas, frases soltas..desenhos inocentes e traçados singelos e o que está sentindo, sem floreios. isto é arte…terapia. formas à sensação e expressão ao pensamento. sonhos dramatizam experiências e revelam parte de nossa psique que não expressamos em palavras. escreva suas reações à eles. dê realidade a todo sonho.

Sem idéia de nada pra escrever? escreva o que surge. fluxos de consciência ao acordar são ótimos e muito eficazes, escreva o que vem à telha. ao reler para si as páginas há a identificação de hábitos próprios comportamentais e emocionais. fantasias, auto-justificações, racionalizações demais, compaixão? se revelam.. processe-as e conheça-te.

Praticar a atenção plena é fundamental neste processo, pois nos torna hábeis a observar melhor nosso corpo e mente, no presente, sem críticas. dá-se o nome desta prática de Meditação, Oração, Prática contemplativa e Neuroplasticidade autodirigida. o foco de atenção está em rituais como oração cristã, meditações sufi, práticas yoguicas..acreditando-se em um deus ou não.

Esta atenção focada aumenta a concentração e criatividade, no trabalho, em casa com o amor. nos tranquiliza e favorece a empatia com nossos companheiros de vida. traz resiliência emocional, sem reprimir ou negar o que sentimos.

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Nosso ”falatório tóxico” cheio de frases, imagens, mensagens repetidas, comentários contínuos sobre nossas ações e a pensamentos se tornam mais conscientes. param de girar em círculos qualquer fio odioso sobre nós ou os outros, autorrepreensão não construtiva, pessimismo sem sentido…pura tagarelice mental. ao conhecer esta distância que surge e perceber que não precisamos nos identificar com estas aflições, respiramos em paz..desapegando. deixando o espaço dedicado apenas para Ser.

Sem mais delongas, há inúmeras formas de auto-observação: terapia individual com psicoterapeuta, analista, terapia em grupo, aulas de yoga, correr, ter uma atividade que seja revitalizadora pra você. este discernimento das emoções tem grande relevância em nosso comportamento, sensibiliza nós mesmos e nos conecta com os sentimentos do outro, imprescindível. um pilar da sanidade..

“O objetivo da vida é o autodesenvolvimento; é perceber, com perfeição, nossa natureza… é para isto que estamos aqui, cada um de nós”. Oscar Wilde.

Fonte: Como manter a mente sã. Perry, Philippa. Ed. Objetiva.

ॐ om.

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