menu pitta para o verão.

Para saciar a fome e o fogo de Pitta, deve-se ter cuidado com as pimentas e os picantes. Boas opções são os líquidos refrescantes e frutas doces, sem abusar de ácidos, álcool (preferir o vinho branco seco e cerveja) e alimentos excessivamente fermentativos (queijos amarelos e iogurtes).

Café da manhã:  granola, aveia ou farelo de aveia com leite e/ou iogurte; frutas da estação: ex.papaya, damasco, manga, melancia (doces e não ácidas) – sem misturá-las na granola; e chai (chá preto com gengibre, leite e especiarias como cardamomo, cravo e canela). OU pão de cevada ou tapioca com cottage e/ou queijos leves.

Almoço: arroz selvagem, basmati ou branco; grão-de-bico ou lentilha ou azuki com limão; aspargos, vagem ou brócolis; salada de cenoura crua com azeite; lassi (iogurte +água) com gengibre, cominho, coentro e sal; e chutney. Após 1h depois do lassi tomar um chá de raiz de gengibre com pimenta, mel e sal.

Snack: cookies de coco, frutas frescas – mais opções: maçã, abacate, tâmara ou ameixa; sorvete natural ou leite com água de rosas. Outro chai ou chá de hortelã.

Jantar: chapati (pão indiano sem fermento) ou pode optar pelo sírio também; arroz; sopa de vegetais como repolho, alho-poró, cebola, beterraba, ervilha ou batata-doce com sementes de gergelim tostadas e limão; após, chá de canela, camomila e erva-doce.

Se come carne, preferir frango e peixes de água doce, ao invés da vaca, porco e peixes dos mares. Água-de-coco e suco de aloe são igualmente bons.

Aproveite estas dicas do Ayurveda para sua dieta sazonal. Se não sabe sua constituição ou dosha, procure um médico ou terapeuta.

Namastê. ॐ

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s